Micro:bit 1º ciclo

No âmbito da implementação de atividades abordadas na formação LED - Laboratórios de Educação Digital, foram desenvolvidas de modo colaborativo com as turmas do 1.º, 2.º e 3.º anos da Escola Básica dos Correios, atividades de cálculo - adição e subtração recorrendo aos micro:bits.
O micro:bit inicia os alunos no pensamento computacional, onde utilizando programas simples os alunos conseguem desenvolver habilidades para a resolução de problemas que utilizarão constantemente em momentos futuros.
Ao criarem os diversos projetos, como se de um jogo se tratasse, estimula-se a criatividade, o trabalho de grupo, a interdisciplinaridade e a partilha de diversos saberes, dando oportunidade a que todos os elementos possam contribuir para o seu desenvolvimento, e não apenas os alunos que sabem ler ou calcular rapidamente. Assim    permite-se a verdadeira inclusão de todos na elaboração e implementação do projeto, desenvolvendo competências  tecnológicas e  a  capacidade de adaptação, resiliência, criatividade e método.
Deste modo, ao utilizar os micro:bits na sala de aula, criamos atividades e experiências diferentes, mas essencialmente significativas, para que os alunos através de brincadeiras e experimentação se tenham sentido motivados a criar,  de forma colaborativa.
Foi obviamente um sucesso, e transformou totalmente este paradigma da matemática.

Comments are closed.